Thursday, June 29, 2006

Sakura, flor de cerejeira


Sakura, flor de cerejeira, é o símbolo por excelência das artes japonesas que seguem o príncipio do Do. ela simboliza o servir para o espírito, sem se incomodar com o interesse. Assim, a flor de cerejeira representa a árvore que não dá frutos, existindo apenas para oferecer a sua beleza ao mundo.

"Hana wa Sakuragi hito wa Bushi"

"...da mesma forma que a flor de cerejeira é a flor por excelência, assim também o samurai é o homem por excelência."

Quando a flor de cerejeira cai integra neste acto uma beleza dificil de ser explicada.



Furyu refere-se à beleza harmoniosa que existe nas flutuações e alternâncias daquilo que é natural. Alguns guerreiros vêm apenas a violência em combater e derrotar o adversário, outros mais elevados, percebem a beleza que existe na própria morte, na passagem de uma estação para a outra.

Isto é Furyu.

É ver o belo mesmo naquilo que parece ser uma perda, mas no fundo é apenas uma transformação de um processo natural que se adapta para melhor, embora a mente mais simples seja incapaz de a perceber.

Assim, á medida que a Primavera acaba e se aproxima o Verão, as pétalas de Sakura caem das árvores, morrendo, mas durante breves instantes tornando-se em algo ainda mais belo.

2 Comments:

Blogger Usagi-san said...

É uma espécie de Fado mas à japonesa, verdade?... :-)
Welcome to the "blogdome", Kodomo.
Ah fata um "dess"; no fim da frase. Deveria ser acho eu watachi no yama dess. Dess é o verbo.

3:05 AM  
Blogger Kodomo said...

Verdade, falta mesmo o "desu" :P

Obrigado! è verdade, com uns anos de atraso mas estou dentro da blogosfera. Assim sempre vou partilhando algumas coisas interessantes que descubro por ai.

Domo Arigatou Gozaimasu

Tiago

6:17 AM  

Post a Comment

<< Home