Friday, June 30, 2006

Bushido - As raízes


Bushido, literalmente traduzido significa “Caminho do Guerreiro”, e surge pela primeira vez, segundo relatos escritos no Japão, em meados das Eras Heian e Tokugawa (sec. 9 a 12 D.C.).

Com as suas raízes assentes em princípios do Budismo, Shintoismo e Confucionismo, o Bushido existiu durante séculos como um código não escrito, mas sim como um conjunto de princípios morais que o samurai deveria observar e adoptar. Constituíam assim código moral cujo exemplo não residia nos ensinamentos de um sábio, mas sim na vivência de quem o seguia, desde o guerreiro, ao simples camponês.

Do Budismo o Bushido reflecte a relação entre a vida e morte, e que a morte não deve ser temida, pois existe a crença da reincarnação. Sendo assim, o seguidor do Bushido não deve temer o perigo, e deve entregar-se totalmente ao momento.

O Shintoismo oferece ao Bushido o seu sentido de lealdade e patriotismo. O Shintoismo incute o respeito pelos antepassados e o Imperador assume um papel divino ao qual os samurais juram a sua lealdade, acreditando que o Imperador é a face do país e que este é também por si sagrado.

Por fim, o Confucionismo remete o Bushido para as relações com o mundo humano. O Confucionismo enfatiza as relações entre mestre e servo, entre pai e filho, marido e esposa, irmão mais velho e irmão mais novo, amigo e amigo, sendo essas as relações que merecem devoção por parte do samurai. Embora o Bushido alimente o respeito por todos incluindo o adversário, este não acredita na busca por esse tipo de relação.


Brevemente: Bushido - As 7 virtudes

0 Comments:

Post a Comment

<< Home