Tuesday, July 11, 2006

A Espada Japonesa (2º parte)


No que toca ás principais características da Katana, a Espada Japonesa por excelência, estas estão relacionadas sobretudo com a forma da sua lâmina, com curvatura (mais ou menos acentudada), de secção transversal cónica e com a marca do aço temperado na região de corte. No seu conjunto, estas características tornam a Katana numa arma especificamente desenhada para cortes rápidos e precisos, isto porque apesar da, embora reduzida, excelente lâmina de corte, esta é relativamente frágil nas porções laterais.

A manufactura de uma Katana não era encarado com um simples processo de fabricar um objecto para ser utilizado numa batalha ou outra função especifica. Pelo contrário, o local de trabalho dos armeiros era considerado um local sagrado, um santuário aonde o armeiro através de operações de forja sucessiva e do sofrimento ao longo de longas horas de trabalho, conferia um espírito á lâmina, intimamente ligado ao espírito do artesão.

O mais famoso armeiro Japonês, Masamune, era reconhecido como uma pessoa de bom carácter, generoso com os seus semelhantes e que via as suas obras como um objecto artístico e instrumento para a busca da paz. No entanto, apesar de todos os seus esforços foi incapaz de impedir que o seu melhor aprendiz, Muramasa, enveredasse por um caminho de violência e destrutivo. Conta a lenda que ao colocar duas espadas, uma de Masamune e uma de Muramasa, num rio e se largarem folhas para cima dessas espadas, elas são atraídas pela espada de Masamune e repelidas pela espada de Muramasa, reconhecendo o espírito ruim embebido na lâmina de Muramasa.

A simbologia existente na Katana é que a bainha representa o corpo físico, templo protector, enquanto que a lâmina representa o espírito poderoso que quando utilizado com sabedoria é capaz de actos incríveis.


(continua...)

2 Comments:

Blogger Usagi-san said...

Essa não é uma foto do Museu da Espada Japonesa?
Caraças, eu estou capaz de jurar que vi essa espada em Yoyogi, Tokyo.

6:26 PM  
Blogger Kodomo said...

Hmm, esta foto já a tinha há algum tempo, no entanto tive a pesquisar e julgo ser mesmo do Museu da Espada Japonesa.

9:43 AM  

Post a Comment

<< Home